Sazonalidade no mercado de seguros Brasil

16 Dezembro, 2018 Por Jessica

Conheça os períodos de sazonalidade do mercado de seguros brasileiro!

A sazonalidade de um mercado diz respeito a flutuações da demanda por determinado produto. Ela pode ser determinada pelos mais diversos fatores e varia de produto para produto (ou serviço para serviço).

Um exemplo clássico de indústria marcada por sazonalidade é a do turismo. Em períodos de férias escolar, busca por viagens em família crescem. Se observado dentro de cada localidade, cidades mais frias tendem a receber mais turistas no inverno; enquanto locais mais quentes, há alta temporada no verão.

Nos seguros não é diferente: parte da flutuação da demanda de seguro ao longo de um ano pode ser explicada por efeitos sazonais. O ponto hoje está em introduzir este tema a você, leitor, mostrando como essas fluturações podem ser identificadas graficamente. Em um outro texto destrincharemos esses dados por produto e, posteriormente, região.

Sazonalidade nos seguros: 2010 à 2018

Para observar a sazonalidade do setor, levantei os dados mensais de janeiro/2010 à agosto/2018 na base SES. Os gráficos consideram os prêmios diretos deflacionados a valores de agosto de 2018, portanto, não consideram as variações das reservas técnicas (que apareceriam se tivéssemos usado prêmios emitidos ao invés de prêmio direto) e foi anulado o efeito inflacionário.

Quando olhamos o mercado como um todo, é possível observar pontos sazonais em:

  • Janeiro e Fevereiro: tendência de desaceleração;
  • Março e Dezembro: tendência de aceleração.

Observe que nesses meses, as linhas tem o mesmo comportamento (de crescimento ou queda) em todos os anos plotados.

No conjuntos dos dois gráficos subsequentes, separei os dados agregados por grande ramos: Vida e Não-Vida. É evidente que os ramos de Vida são mais marcados por efeitos sazonais de crescimento (Março, Outubro, Novembro e Dezembro), enquanto nos ramos de Não-Vida os movimentos seguem os padrões observados anteriormente (janeiro e fevereiro com queda e dezembro com alta), a não ser por novembro quando segue em sentido inverso.

Por que sazonalidade importa para seguros

Conhecer se há sazonalidade e qual seu comporamento é extremamente importante para 1) tornar análises econômicas mais precisas e 2) dar suporte a tomada de decisão do produtor.

Para efeitos de análise econômicas, é importante conhecer os efeitos sazonais e suas orginais para incorporá-los ao modelos de previsão de crescimento. Anular os efeitos sazonais é imprescindível para previsões mais acertivas.

Para tomada de decisão dos seguradoras, a sazonalidade na angariação de prêmios impacta diretamente em seus fluxos de caixa e constituição de reservas.